NOVIDADES NO TESOURO DIRETO: CONFIRA AS MUDANÇAS PARA O INVESTIDOR

O Tesouro Nacional anunciou mudanças e novidades para melhorar a interface do investidor com o Tesouro Direto (TD), além de tornar mais acessíveis e seguras as operações realizadas. As mudanças estarão disponíveis a partir de 3 de dezembro de 2016.

Veja, no vídeo abaixo, as novidades do Programa, apresentadas pela Secretária do Tesouro Nacional:

 

As novidades incluem: aplicativo oficial do TD, ampliação do horário de resgate, avisos por mensagens e e-mails, novo extrato, curso online gratuito e novos vídeos explicativos.

Aplicativo oficial

O aplicativo oficial é um apelo antigo dos investidores, e esse lançamento facilitará, e muito, a vida de todos.

Por meio do app, será possível realizar todas as principais transações: compra e venda de títulos, agendamentos e consulta a extratos.

A partir de 3 de dezembro de 2016, será possível baixar o app na Play Store, ou seja, por enquanto, só estará disponível para o Sistema Android.

Muitas pessoas ainda têm receio de realizar transações online, seja por computador ou smartphone, mesmo pelos aplicativos oficiais de bancos e corretoras. No entanto, recomendo que você se acostume com essa nova realidade, pois essa é a tendência.

Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Horário de resgate de títulos

O resgate de títulos (venda) passou por diversos ajustes ao longo dos anos, que tornaram a transação mais dinâmica.

Há algum tempo, só era possível vender os títulos às quartas-feiras, a partir das 9h (até as 5h de quinta) . Depois, a liquidez passou a ser diária, após as 18h até as 5h do dia seguinte.

Com a nova mudança, o horário de resgate foi ampliado. Dessa forma, será possível vender, também, enquanto o mercado estiver aberto, entre 9h30 e 18h.

Atente-se, porém, a uma mudança em relação às vendas entre 18h e 5h nos dias úteis e aos fins de semana: a liquidação será feita com os preços de abertura do dia útil seguinte. Assim, as taxas do TD apresentadas no momento da compra serão apenas para referência.

Por fim, entre 5h e 9h30 o sistema ficará em manutenção.

Avisos por mensagens e e-mails

O novo serviço por SMS avisará sobre as operações, disponibilizará extrato e notificará sobre cobrança de taxas. Basta cadastrar o celular no site do TD.

Por e-mail, o investidor receberá mensagens sobre o status das transações.

Novo extrato

O extrato também foi remodelado, com um layout mais didático e intuitivo, de forma a facilitar o acesso às informações.

Algo bem interessante implementado é um gráfico que mostrará a evolução do valor das aplicações para os investimentos feitos a partir de 2015.

Curso online gratuito

Se você sempre quis fazer um curso sobre Tesouro Direto, chegou a hora de aproveitar a oportunidade!

A partir de 3 de dezembro de 2016, você pode se inscrever no curso lançado pela Escola de Administração Fazendária – Esaf, que contará com conteúdo nos níveis básico, intermediário e avançado. Tudo gratuito!

O conteúdo do curso também pode ser acessado, via download, pelos links a seguir, do site do TD: Módulo 1Módulo 2Módulo 3.

As inscrições para esse primeiro curso vão até 18 de janeiro de 2017, mas são limitadas a 1000 (mil) participantes.

Para acessar a página do curso, clique aqui. Cadastre-se primeiro (nessa mesma página), caso ainda não tenha feito nenhum curso pela Esaf.

Novos vídeos explicativos

Três vídeos foram lançados antes da implementação das melhorias. Eles explicam a respeito dos títulos prefixados e pós-fixados Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic.

Para visualizar os vídeos, clique aqui.

E agora? Investir!

Com essas mudanças, ficará ainda mais fácil investir em títulos do Tesouro Direto, e você ainda obterá rentabilidade maior que a da Caderneta de Poupança.

Ainda está insegura(o) e com dúvidas? Veja os vídeos informativos, baixe os módulos e faça o curso. Esse aprendizado vai lhe proporcionar empoderamento e liberdade!

Veja também como investir com segurança em 10 dicas simples!

Após essa etapa inicial de aprendizado, aprofunde-se no conhecimento para obter rentabilidades ainda maiores com o Tesouro Direto. Saiba mais aqui.


Fonte: Novidades Tesouro Direto: evoluindo junto com você