CONTROLE FINANCEIRO EM SUAS MÃOS: OS 10 MELHORES APLICATIVOS PARA SMARTPHONE

Em muitos artigos deste blog você já leu sobre a importância do orçamento familiar (ou pessoal) para manter o controle financeiro e o equilíbrio das contas.

Essa boa prática ajuda a eliminar o desperdício, a reduzir os gastos supérfluos e a otimizar aqueles realmente necessários.

Além disso, você terá completo domínio sobre o dinheiro que entra ou sai, e em que exatamente ele foi gasto.

Principalmente nesse momento de crise, essa ação é de suma importância para obter folga no orçamento e evitar endividamento.

Mas muitas pessoas ainda não conseguem implementar o orçamento familiar, seja por falta de disciplina ou mesmo por preguiça, pois acham que será muito trabalhoso e sem resultado.

Tire isso de sua cabeça, definitivamente. Os resultados colhidos compensarão todo e qualquer esforço que fizer. Acredite!

Há muitos aplicativos para smartphones que são verdadeiros anjos das finanças pessoais e do controle financeiro.

De forma simples e prática, auxiliam no monitoramento das receitas e despesas, acompanham os gastos com cartão de crédito, projetam o orçamento do mês e muito mais.

Para ajudá-la(o), testei 25 aplicativos de controle financeiro para Android e fiz um ranking dos 10 que mais gostei.

Escolha aquele com o qual mais se identifica e utilize! Tem app para todos os gostos.

Vamos à lista?

 

#01 – Minhas Finanças

controle-financeiro-minhas-finanças

Um dos melhores aplicativos de controle financeiro que já testei, sem dúvida alguma. Atualmente, é o app que utilizo para acompanhar minhas finanças. Ele possui um período de teste de 15 dias durante o qual você tem acesso a todas as funcionalidades do app.

Na tela inicial, você verá seu fluxo de caixa, a evolução das despesas e informações da conta corrente (saldo, receitas, transferências, despesas). Se quiser, pode alterar os cards exibidos na tela resumo, há diversas opções disponíveis.

O app vem configurado com três contas (Minha Conta Corrente, Minha Poupança e Minha Carteira), mas você pode renomeá-las, excluí-las ou adicionar outras. Além disso, também é possível adicionar cartões de crédito.

Inserir receitas e despesas é muito simples e intuitivo. As categorias também podem ser modificadas, excluídas ou adicionadas. Em detalhamento de despesas, aparecerá um resumo de todos os gastos efetuados, divididos por dia da semana, dias úteis, fins de semana, fixos, parcelados e outros.

Uma funcionalidade bem bacana é a transferência entre contas. Dessa forma, você pode separar aquilo que vai para a Poupança e para Investimentos sem que essas alocações se misturem às despesas.

Você ainda pode criar um orçamento geral e por categoria de despesa, visualizar gráficos, verificar as estatísticas dos gastos por dia, semana e mês, e também comparar com meses anteriores. O calendário mostra as datas de recebimento das receitas e de suas despesas.

Ainda há outras ferramentas, como calculadora de investimento, calculadora de boleto vencido, conversor de moedas, importação de arquivos Excel. Na Loja de Recursos você pode adquirir a versão completa do app ou comprar pacotes com funcionalidades. Os preços são bem acessíveis.

Lembre-se de que após o período de teste você não terá acesso a alguns recursos do aplicativo, mas vale a pena testá-lo. Se gostar, pode adquiri-lo, a licença é vitalícia, portanto, basta uma única compra.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

 

#02 – Mobills

controle-financeiro-mobills

Esse app foi meu fiel escudeiro por algum tempo. É realmente excelente, tem um visual muito agradável, é fácil de usar, tem tutoriais ótimos. Mas para acessar as principais funcionalidades, após o período de teste, é necessária uma assinatura mensal. No entanto, a versão básica sempre me proporcionou uma ótima usabilidade.

Essa versão básica permite a criação de contas, visualização das movimentações, cadastro de um cartão de crédito (mas apenas 10 registros), definição de metas e orçamentos, definição de sonhos, visualização de gráficos e balanço mensal.

Você também pode modificar, excluir ou adicionar categorias, além de acessar outras ferramentas, como cotação de seguro online, dividir conta (útil quando sair com amigos), juros e investimentos, porcentagem, bancos e consulta de CPF.

É possível fazer transferências entre contas, o que auxilia muito no controle da alocação para poupança e investimentos, pois, assim, esses valores não são contabilizados como despesas.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

#03 – GuiaBolso

controle-financeiro-GuiaBolso

Esse app é bem diferente de todos os outros, pois ele possui um recurso único: conexão com sua(s) conta(s) bancária(s).

Você pode pensar: “mas isso é seguro?”. Fique tranquila(o), ele possui segurança de nível bancário, além de certificação pelos maiores especialistas em segurança da Internet, como a Symantec Co.. Em todo caso, ele tem acesso somente “como leitura”, ou seja, não é possível fazer nenhum tipo de transação bancária.

Sempre que você fizer uma compra, no débito ou no crédito, os registros aparecerão automaticamente. Na maioria das vezes, você terá que refazer a categorização, pois nem sempre o app entende a qual categoria a despesa pertence.

Na tela inicial, o GuiaBolso mostra o saldo de suas contas, cartões e investimentos, a sua saúde financeira baseado em seus gastos, um link para seu extrato, seu planejamento, a relação de sua renda com as despesas e um gráfico com os gastos do mês.

Ao cadastrar uma conta, ele separa as informações da conta corrente, das poupanças associadas e dos cartões de crédito. Isso facilita muito o monitoramento.

Ele ainda possui com outros recursos: Radar do CPF, Comparador de Taxas e Minha Meta.

Quanto às categorias, não é possível modificar as que já existem, mas você pode adicionar outras. O app também permite adicionar despesas manualmente, caso faça alguma compra com dinheiro.

Utilizo o GuiaBolso há algum tempo, é realmente muito útil para acompanhamento de todas as contas bancárias ao mesmo tempo. No entanto, prefiro utilizá-lo de maneira secundária, em complemento a outro app de registro. Vale ressaltar que ele é totalmente gratuito.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

 

 

#04 – Finanças Pessoais

controle-financeiro-finanças-pessoais

Esse app possui diversas funcionalidades disponíveis gratuitamente, após um rápido cadastro.

É possível definir objetivos financeiros e metas de despesas, funções muito interessantes para manter a disciplina, o controle de gastos e realizar sonhos.

A versão básica permite o cadastro de até duas contas, mas de nenhum cartão de crédito. O registro de receitas e despesas é bem intuitivo e fácil, e ao fazer transferência entre contas, você pode controlar o valor destinado à poupança sem que ele se confunda com as despesas.

As categorias disponíveis são variadas e podem ser modificadas, mas existe um limite para inseri-las na versão básica. Se ultrapassar o limite, uma mensagem aparecerá. Você pode deletar uma categoria preexistente para cadastrar a que você deseja. Ele faz subcategorização por hashtags, o que é bem útil.

Ele também mostra um gráfico de pizza com as despesas por categoria e o peso de cada uma no orçamento.

O Acesso Premium do aplicativo é adquirido por assinatura mensal.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

#05 – Wisecash

controle-financeiro-wisecash

Os primeiros aplicativos apresentados possuem muitos recursos, funcionalidades e possibilidades. Wisecash não tem essa característica, mas pode ser exatamente o que você procura: uma opção prática, simples e completamente gratuita. O visual é agradável e a inserção dos registros é muito fácil.

A tela inicial mostra o que você tinha, quanto gastou, quanto ganhou e quanto sobrou, informações de suas contas, as transações mais recentes e um gráfico que mostra para onde vai seu dinheiro.

Ele já vem configurado com quatro contas: Dinheiro, Poupança, Cartão de Crédito e Conta Corrente, mas você pode alterá-las, excluí-las ou adicionar outras. O mesmo ocorre com as categorias de despesas e receitas. Não há opção para transferência entre as contas.

Em relação à conta de cartão de crédito, a melhor maneira de registrar as despesas é por meio dos lançamentos futuros, pois o app não faz o débito automático no dia do vencimento da fatura.

É possível fazer metas para cada categoria de despesas e visualizar, em forma de resumo, o destino de seu dinheiro.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

Você está gostando deste artigo?

Então escreva seu e-mail abaixo e receba todas as novidades do blog gratuitamente!

#06 – Gastos Diários 3

controle-financeiro-gastos-diarios

Aplicativo fácil e intuitivo de usar, embora muitas funcionalidades estejam disponíveis apenas na versão PRO.

No entanto, as funções básicas garantem o acompanhamento das receitas e despesas. Para inserir os dados, basta clicar no lápis dentro do círculo azul, no canto direito inferior.

Na tela inicial, é possível visualizar as informações de renda, despesa e saldo, resumo mensal por categoria de despesa e os últimos dez registros. Se quiser modificar as informações da tela inicial, basta clicar no ícone (de casa) no canto direito superior.

Ao clicar no gráfico, você verá o relatório por categoria, que mostrará o peso de cada despesa em seu orçamento. As categorias podem ser excluídas, modificadas ou adicionadas.

Os recursos de agenda, cartões e contas, orçamentos, tendências em categorias e simulação podem ser utilizados após aquisição da versão PRO por meio de compra única. O preço é bem acessível.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

#07 – Orçamento Fácil

controle-financeiro-orçamento-facil

Aplicativo com uma versão básica bem interessante, simples e prático de usar.

A tela inicial, personalizável, por padrão apresenta um resumo da conta (receitas, despesas e total), as contas cadastradas (máximo quatro na versão básica), os orçamentos (no máximo seis na versão básica), as despesas e as receitas.

O registro dos dados não é complicado. Após clicar no botão para inserir uma despesa ou receita, basta escolher a categoria e preencher as outras informações pertinentes. As categorias podem ser modificadas, excluídas ou criadas.

As transferências também estão disponíveis, mas você deve estar na tela Contas. Basta clicar no ícone correspondente (é o segundo) e preencher os dados correspondentes.

A visualização gráfica também está disponível, além do cadastro de cartão de crédito e criação de orçamentos por categoria. Em relação à conta de cartão de crédito, a melhor maneira de registrar as despesas é por meio dos lançamentos futuros, pois o app não faz o débito automático no dia do vencimento da fatura.

Alguns recursos têm limitações na versão básica. A versão Plus pode ser adquirida na loja por meio de uma compra vitalícia. O preço é acessível.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

 

#08 – Grana

controle-financeiro-grana

Mais um aplicativo bem simples, mas eficaz. Possui visual agradável, é muito intuitivo e suas funções são totalmente gratuitas.

A inserção dos dados é feita de forma muito fácil. É possível apenas registrar receitas e despesas, não há outras opções. As categorias podem ser alteradas, excluídas ou adicionadas rapidamente.

Na tela inicial são mostradas as receitas e despesas. De acordo com o filtro selecionado,, você pode alterar a visualização dessas informações: apenas despesas, apenas receitas, ambos, além de intervalos diversos.

O app tem duas outras funcionalidades: definição de orçamento e a distribuição gráfica das despesas por categoria.

Caso deseje remover os anúncios, há a opção de comprar uma versão sem qualquer tipo de propaganda. O preço é acessível.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

#09 – Meu orçamento: Gerente de Despesa

controle-financeiro-gerente-despesa

Aplicativo direto, sem muita beleza, mas totalmente gratuito. Todas as opções disponíveis estão na tela inicial.

Para adicionar renda ou despesas, basta clicar nos respectivos botões na tela resumo. É possível adicionar ou excluir categorias de maneira rápida.

Outras funcionalidades incluem o cadastro de contas e cartões, definição de orçamento para cada categoria de despesa (semanal, mensal ou anual), demonstração de dados por meio de relatórios, com gráficos, seu calendário de despesas e estatísticas diária e mensal.

Em relação à conta de cartão de crédito, a melhor maneira de registrar as despesas é por meio dos lançamentos futuros, pois o app não faz o débito automático no dia do vencimento da fatura.

O app também faz transferência entre contas, mas não de maneira muito intuitiva. Clique em Conta, adicione as que você desejar, depois clique nas 3 listras cinzas que aparecem após os valores na conta para a qual a transferência será feita. Selecione “Transferir de” e preencha as informações. Ao fazer isso, o dinheiro alocado para poupança e investimentos não se mistura com as despesas.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

 

 

#10 – Diário Financeiro

controle-financeiro-diario-financeiro

Outro aplicativo sem muitas funcionalidades, mas que cumpre o papel básico.

Na tela inicial você encontrará um gráfico de Despesas x Receitas e os respectivos detalhamentos, caso queira visualizá-los. Também há um quadro com as pendências e outro com alertas. Nesse último, há um gráfico de barras com a evolução das receitas e despesas, e é possível detalhá-las.

O cadastro de receitas e despesas é simples e você pode modificar as categorias como quiser. Além disso, você também pode adicionar contas, só não é possível deixar o saldo inicial igual a zero. Mas para não atrapalhar, basta não incluir esse valor na soma da tela inicial (há uma opção exatamente assim).

Esse app também faz transferências, mas a opção só aparecerá quando houver mais de uma conta criada. Como ocorre em outros aplicativos, as transferências não se misturam com as despesas.

>> Clique aqui para baixar o app na Play Store.

Confira imagens do aplicativo:

Conclusão

controle-financeiro-conclusao

Se a utilização de planilhas eletrônicas é um obstáculo para organizar suas contas, experimente os aplicativos indicados, pelo menos, durante um mês.

Você perceberá que é muito mais prático e vai exigir pouco trabalho de sua parte.

Nunca consegui me adaptar com nenhuma planilha, mas quando comecei a usar aplicativos de controle financeiro para smartphone, nunca mais parei.

Pelas descrições, você pôde perceber que há aplicativos dos mais complexos aos muito simples, então basta encontrar aquele com o qual você mais se adaptar.

O importante é utilizar o recurso a seu favor. E tenha certeza de que isso vai ajudá-la(o) demais!

Ter controle sobre seu dinheiro, gastar menos do que ganha e investir são ações que viabilizarão a realização de seus sonhos, mas você só conseguirá fazer isso se fizer um bom planejamento. E aí entram as ferramentas de apoio nessa tarefa, como os aplicativos citados.

Não deixe para depois, comece agora mesmo para logo colher os resultados positivos.

Espalhe esse artigo pelas suas redes sociais e ajude outras pessoas a fazer o controle financeiro.